Agenda Oficial

10:00 - 12:00    Sala 1   
Painel de Debate

MERCADO: CAMINHO PARA A ABERTURA TOTAL

Sinopse

Neste painel você ouvirá os principais agentes do setor de geração e comercialização de energia discutindo possíveis caminhos para a abertura total do mercado (mercado livre). Quais são os entraves legais e reais perspectivas para a criação de um ambiente seguro e simples para a negociação direto com o consumidor final?

Visão geral

- Abertura total do mercado: quando? - Cronograma de abertura do mercado - Aprimoramento do varejista - Simplificações do processo de migração - Regulação infralegal

Segmentos

Energia Mercado Livre

Palavras chave

Participantes

Reginaldo Medeiros

Presidente Executivo @ ABRACEEL – Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia

Graduado em economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com mestrado em Planejamento Energético e Ambiental pela Coppe/UFRJ e MBA em inovação. Ocupou diversos cargos de gestão em empresas de energia e no MME ao longo das últimas décadas. É membro do COINFRA/CNI e autor do livro “O Capital Privado na Reestruturação do Setor Elétrico”, editado em 1995.

Arnaldo Jardim

Deputado Federal @ Câmara do Deputados

Arnaldo Jardim nasceu em Altinópolis (SP). É engenheiro civil pela Escola Politécnica da USP e iniciou sua vida política como líder estudantil. Eleito pela primeira vez, em 1986, foi o relator do anteprojeto da Constituição Estadual e da emenda que acabou com a imunidade parlamentar para crimes comuns. Jardim foi secretário estadual da Habitação entre 1992-1993. Foi autor da Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, da Política Estadual de Resíduos Sólidos, além de ter coordenado as frentes parlamentares da Habitação, do Cooperativismo e da Energia Limpa e Renovável. Arnaldo é deputado federal; Presidente do Cidadania em São Paulo; foi secretário de Agricultura e Abastecimento do estado de São Paulo. Relator Comissão Especial de PPPs e Concessões, Titular na Comissão de Minas e Energia e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Infraestrutura Nacional e da Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético (Frente do Etanol); integra ainda a Frente Parlamentar Agropecuária FPA. Foi relator da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). É relator do projeto de Lei de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia (IE) e vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Engenharia, Agronomia e Arquitetura do Brasil. Foi reconhecido, por oito vezes consecutivas, nas publicações “100 Cabeças do Congresso Nacional” elaboradas pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), e por votações realizadas pelo Portal Congresso em Foco, como um dos melhores parlamentares da Câmara Federal. É líder da Bancada do Cidadania na Câmara. É cidadão de vários municípios paulistas; recebeu inúmeras condecorações; paraninfo de diversas turmas de formandos nos setores de engenharia, agronomia e outros; Ficha Limpa, e tem compromisso reconhecido com a ética.

Mário Luiz Menel da Cunha

Presidente @ ABIAPE - Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia

Graduado em Engenharia Elétrica com pós-graduação em Sistemas Elétricos de Potência, na Universidade Federal de Santa Catarina. Iniciou sua carreira profissional na CELESC onde, por duas vezes, foi Diretor. Foi professor da UFSC, membro do Conselho da ELETROSUL e, ainda no serviço público, ocupou cargos relevantes no Governo de Santa Catarina, no MME/DNAEE e na Presidência da República. Na iniciativa privada, é sócio fundador e presidente da empresa de consultoria Energética-Tech, fundou e dirigiu as Associações APINE, ABRACEEL, ABRAGEF, ABREN e a própria ABIAPE da qual é o atual presidente. É membro da Academia Nacional de Engenharia, além de Conselheiro da FIESP e Presidente do Fórum das Associações do Setor Elétrico – FASE.

Jaqueline Cassol

Deputada Federal @ Câmara do Deputados

Jaqueline Cassol é advogada, especializada em direito público e pena. Deputada federal pelo estado de Rondônia, é presidente da Comissão Especial que analisa o projeto de lei da portabilidade da conta de luz, também é vice-presidente da comissão de viação e transporte.

Júlio Cesar Rezende Ferraz

Superintendente Aneel @ ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Superintendente de Regulação Econômica e Estudos do Mercado da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) desde 06/2015. Foi Diretor Substituto da ANEEL (03/2020 a 09/2020), Superintendente (07/2011 a 05/2015) e Superintendente Adjunto de Regulação dos Serviços de Transmissão da ANEEL (12/2008 a 06/2011). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Desde fevereiro de 2007 é Especialista em Regulação na ANEEL. Foi pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL-Eletrobrás) entre 1997 e 2007. Foi professor da Faculdade de Engenharia da UFJF entre 1997 e 1998. Tem atuação principalmente nos seguintes temas: regulação econômica, regulação do mercado de energia elétrica, regulação dos serviços de transmissão de energia, estabilidade e dinâmica de sistemas elétricos de grande porte, controle coordenado de tensão, geração eólica e desenvolvimento de soluções para operação e planejamento de sistemas elétricos de grande porte.

Rodrigo Limp

Secretário de Energia Elétrica @ Ministério de Minas e Energia