Agenda Oficial

17:00 - 18:30    Sala 1   
Painel de Debate

REQUISITOS PARA ABERTURA TOTAL DO MERCADO

Sinopse

Entenda os principais requisitos necessários para expandir a oferta de renováveis em um ambiente de contratação livre, bem como outros requisitos importantes para a abertura total do mercado.

Visão geral

- Expansão da oferta de renováveis no ACL e financiamento da expansão - Isonomia na conexão ACL / ACR - Tratamento para os contratos legados - Separação fio e energia

Segmentos

Energia Mercado Livre

Palavras chave

Participantes

Andrew Frank Storfer

CEO @ América Energia

Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP, Bacharel em Administração pela Universidade Mackenzie, possui diversas pós-graduações como engenharia de sistemas pela Poli, Economia Brasileira pela FEA, Economia Aplicada à Administração pela FGV, e MBA pela BBS/Universidade de Richmond. Atuando há mais de 40 anos no desenvolvimento de geração de energia e no planejamento e modelagem de sistemas energéticos, coordenou pela iniciativa privada no início dos anos 80 o desenvolvimento do Manual de Pequenas Centrais Hidrelétricas, participando de empreendimentos de geração e consultoria para diversas grandes empresas do setor. Desde 2009 é CEO da América Energia S.A. grupo que atua em geração, comercialização e gestão de energia para consumidores e geradores, sendo responsável pelos estudos estratégicos e econômicos do grupo e pelas análises de cenários, riscos e investimentos. Atualmente também é membro do Conselho de Administração de empresas de energia coligadas, do BBCE e da Anefac sendo palestrante em diversos congressos, seminários e workshops nacionais e internacionais como Hydrovision e PowerGen.

Alexandre Viana

Parceiro, Mercado de Energia e Assuntos Regulatórios na Thymos Energia @ Thymos Energia

Alexandre Viana conhece de perto o funcionamento do mercado de energia. O executivo, que integrou por 18 anos os quadros da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), ajudou a fomentar o modelo de leilões de energia e a abertura de mercado no Brasil e em diversos países como Tanzânia, Filipinas e Malásia; no apoio aos países estrangeiros, atuou como voluntário da agência USAid, ligada ao governo dos EUA. Pesquisador com pós-doutorado pela Escola Politécnica da USP, estudou a fundo o modelo australiano – uma inspiração para as mudanças que vêm sendo pleiteadas para o setor de elétrico nacional. Também tem mestrado em Economia pela PUC-SP e hoje é sócio-diretor da Thymos Energia.

Carla Primavera

Superintendente da Área de Energia @ BNDES

Carla Gaspar Primavera é Superintendente da Área de Energia do BNDES, responsável por liderar equipes que estruturam financiamentos a projetos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como pela representação institucional da referida área junto a instituições públicas e privadas. Funcionária de carreira do BNDES desde 2000, tem experiência em liderar equipes jurídicas do BNDES para análise de aspectos regulatórios, contratuais, societários, financeiros e ambientais dos projetos, sempre tendo em vista atingir os objetivos do crédito de longo prazo de forma sustentável. É advogada pela UERJ, com MBA em Direito da Economia da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas.

Marcos Madureira

Presidente Executivo @ Abradee - Associação Brasileira de Distribuidores de Energia

FORMAÇÃO ACADÊMICA Engenheiro Eletricista pela EEUFMG MBA Gestão de Negócios pelo IBMEC Especialização em Engenharia Econômica pela Fundação D. Cabral EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL 46 anos de atuação no Setor Elétrico Atual Presidente Executivo da ABRADEE Anteriores: - Empresário – sócio controlador da MCSS Ltda - Diretor Distribuição Eletrobrás - Diretor Presidente da CHESF - Diretor Presidente das Distribuidoras do Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas, Piauí e Alagoas - Diretor de Empresas da Energisa em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraíba e Sergipe - Diretor de Distribuição da CEMIG - Superintendente, Chefe Departamento, Chefe de Divisão e Engenheiro da CEMIG - Engenheiro do Departamento de Águas e Energia Elétrica de Minas Gerais

Robert Klein

CEO Voltalia LatAm @ Voltalia

CEO da Voltalia Brasil e Membro do Comitê Executivo do Grupo Voltalia, Robert Klein ingressou na companhia com o desafio de implementar as operações no Brasil. No comando da Voltalia Brasil desde 2006, o executivo é um dos principais responsáveis pelo crescimento da empresa, tornando-a um importante player do setor de renováveis no país. Klein atua há mais de 20 anos no mercado, predominantemente no setor de energia renovável, e sua vasta experiência o permitiram chegar à sua mais recente posição como Head da América Latina, atuando, também, no desenvolvimento do Grupo Voltalia em países como México e Colômbia.

Élbia Gannoum

Presidente Executiva @ ABEEólica - Associação Brasileira de Energia Eólica

Presidente Executiva da ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica. Economista, Doutora pela Universidade Federal de Santa Catarina. Acumulou experiências como membro da Diretoria da CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (de junho de 2006 a Abril de 2011), Economista-Chefe do Ministério de Minas e Energia (2003-2006), Coordenadora de Política Institucional do Ministério da Fazenda (2001-2002), Assessora de assuntos econômicos no Ministério de Minas e Energia (2001), Assessora na ANEEL (2000-2001) e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (1998- 2000). Acadêmica, com mais de 50 artigos publicados, Elbia é especialista em Regulação e Mercados de Energia Elétrica, tendo atuado nessa área desde 1998. À frente da ABEEólica por quase uma década, ela tem atuado para o fortalecimento e crescimento sustentável da energia eólica, hoje é a segunda fonte da matriz elétrica brasileira. Em maio de 2020, Elbia passou a ocupar a posição de vice-presidente representando associações, no Board do GWEC.

Júlio Cesar Rezende Ferraz

Superintendente Aneel @ ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Superintendente de Regulação Econômica e Estudos do Mercado da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) desde 06/2015. Foi Diretor Substituto da ANEEL (03/2020 a 09/2020), Superintendente (07/2011 a 05/2015) e Superintendente Adjunto de Regulação dos Serviços de Transmissão da ANEEL (12/2008 a 06/2011). Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Desde fevereiro de 2007 é Especialista em Regulação na ANEEL. Foi pesquisador do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL-Eletrobrás) entre 1997 e 2007. Foi professor da Faculdade de Engenharia da UFJF entre 1997 e 1998. Tem atuação principalmente nos seguintes temas: regulação econômica, regulação do mercado de energia elétrica, regulação dos serviços de transmissão de energia, estabilidade e dinâmica de sistemas elétricos de grande porte, controle coordenado de tensão, geração eólica e desenvolvimento de soluções para operação e planejamento de sistemas elétricos de grande porte.