Agenda Oficial

10:00 - 12:00    Sala 1   
Painel de Debate

EVOLUÇÃO DA SEGURANÇA NA CCEE: DISCUSSÃO SOBRE GARANTIAS NO MERCADO

Sinopse

"O Brasil tem registrado um volume de adesões quase recorde ao mercado livre de energia, ambiente em que empresas com certo nível de consumo podem negociar preços e condições diretamente com companhias de geração ou comercializadoras, ao invés de serem obrigatoriamente supridas por concessionárias de distribuição. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que administra operações nesse mercado, tem visto um forte ritmo de migração de empresas para o nicho, com cerca de 130 adesões mensais até o momento, atrás apenas dos números de 2016." EPOCA, 10/20 Neste contexto de expansão e ingresso de novos agentes na CCEE e no mercado livre, muito se discute relativo a segurança e garantias do mercado para todos os atores de comercialização de energia. Entenda neste painel um panorama geral da evolução destas garantias.

Visão geral

- Registro ex-ante - Monitoramento dos agentes na CCEE - Critério de ingresso e saída na CCEE - Cadeia societária - Mercado de derivativos - Duplo-flag

Segmentos

Energia Mercado Livre Segurança

Palavras chave

Participantes

Agnes Costa

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental @ Ministério de Minas e Energia

DECLARAÇÃO PESSOAL Eu sou uma gestora pública que desenvolve políticas públicas para os setores de energia e de recursos naturais, reconhecida internacionalmente como interlocutora no domínio de economia da energia e regulação econômica e sua interface com meio-ambiente, recursos hídricos e desenvolvimento socioeconômico. Possuo visão estratégica e reputação por rapidamente transformar ideias em ação. Sou reconhecida pela minha capacidade de inspirar, construir consenso, mediar e entregar soluções complexas apesar de prioridades em mutação, expectativas demandantes e prazos rigorosos. EXPERÊNCIA PROFISSIONAL Ministério de Minas e Energia – Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios (Secretaria-Executiva) Desde 01/2019 até o presente Chefe da Assessoria Especial em Assuntos Regulatórios Principais atribuições: coordenar reformas setoriais, em especial nos setores de energia elétrica e de gás natural, desde a concepção até a implementação em nível de políticas públicas e regulação; coordenar discussões e propor soluções para políticas estratégicas relacionadas à viabilização de empreendimentos, privatizações e cooperações internacionais. Ministério de Minas e Energia – Assessoria Especial de Assuntos Econômicos (Gabinete do Ministro) Desde 02/2005 até 01/2019 Diretora de Programa (desde setembro de 2012, antes Assessora Especial e Assessora) Substituta do Chefe da Assessoria Econômica: desde dezembro de 2011 Principais atribuições: assistir e assessorar o Ministro de Minas e Energia, bem como propor recomendações de políticas públicas, assegurando que as políticas e programas em energia e recursos naturais contemplem os interesses de diferentes stakeholders; produzir minutas de leis, normas infra legais e regulação e as defender perante diferentes públicos. Principais experiências: coordenação de processos de privatização de distribuidoras de energia elétrica; proposição de reformas para os setores elétrico e de gás natural; negociação de condições de financiamento e programas com bancos comerciais e de fomento; estabelecimento de diretrizes para os leilões de contratação de energia elétrica; e coordenação de outras discussões estratégicas (retomada de Angra 3, ajustes ao Tratado de Itaipu, entre outras).

Alessandro B. Cunha

CEO Grupo BC Energia @ BC Energia

Conselheiro da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia - ABRACEEL desde março de 2019. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia, com especialização em Direito Tributário e Direito Empresarial. Iniciou sua carreira no setor elétrico em 2012, através do Brito Cunha Advogados Associados, escritório de advocacia especializado no setor elétrico. Fundou em 2014 a BC Comercializadora de Energia que além de ser pioneira, tornou-se a maior comercializadora de energia elétrica do Centro-Oeste. Além da comercialização de energia elétrica, o Grupo BC energia atua na prestação de serviços de consultoria e assessoria para consumidores e geradores no ambiente de contratação livre de energia, na geração de energia voltada para o mercado livre e geração distribuída.

Daniel Marrocos

Sócio Diretor @ NEWCON

Sócio Diretor na Newcom Energia. Foi CEO da CPFL Comercialização Brasil de 2015 a 2018. Atuou de 2000 a 2015 em mesa de comercialização, inteligência de mercado, modelagem econômico-financeira de investimentos em geração e regras de mercado, em empresas como CPFL Energia, CCEE e CEPEL/Eletrobrás. Membro do Conselho de Administração da Abraceel. Engenheiro e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá.

Manuel Gorito

Manuel Gorito, Sócio e Head de Energia do BTG Pactual @ BTG Pactual

Manuel Gorito é responsável pela mesa de energia do BTG Pactual. Ingressou no Pactual em 2006 e tornou-se sócio em 2011. Antes de ingressar na mesa de energia foi responsável pela área de risco de crédito do BTG Pactual para América Latina e conselheiro de empresas do grupo BTG. Gorito é formado em Economia pela UFRJ com especialização em finanças.

Paulo Cézar Tavares

Sócio Diretor Presidente @ SolEnergias

Paulo Cezar C Tavares – Sócio- Diretor Presidente Experiência Profissional Vice-Presidente de Energia da CPFL (2002-2011) Presidente da GCS Energia (atual NC Energia) (2001 – 2002) Presidente da Celpe (1999 – 2000) Formação MBA Finanças IBMEC/RJ - 1998 Mestre Ciências (Msc) Engenharia Elétrica – UNICAMP – 1984 Engenheiro Eletricista – UFPE – 1977

Roseane Santos

Conselheira na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica @ CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica

Eleita como conselheira na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE em abril de 2019, Roseane é Advogada, com MBA em Direito e Economia da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com mais de 20 anos de experiência no setor elétrico e ampla assessoria jurídica a clientes da área de energia, já foi consultora jurídica da MAE, superintendente jurídica de Energia da Neoenergia, diretora jurídica regulatória e de Relações com Investidores da Multiner S.A. e da MESA Participações. Entre 2016 e 2019, foi diretora executiva da área de Energia e Regulatória na Martorelli Advogados.

Caio Alves

Assessor de Diretoria da ANEEL @ ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica

Assessor de Diretoria da ANEEL. Advogado (UERJ), especialista em Direito Público (PUC-MG) e mestrando em Direito Econômico e Desenvolvimento (IDP).